PROJETO BIBLIOTECA VIVA
CLIENTELA: Professores e alunos da s escolas municipais de ensino
Período: 2010 a 2011
JUSTIFICATIVA
O mundo passa atualmente por uma revolução tecnológica que está alterando profundamente as formas de trabalho e de interação, sobre este prisma, torna-se oportuna a discussão sobre as formas de lidar com os novos tempos e, portanto, emergir o discurso sobre a qualidade de ensino nas escolas, atentando para a ascensão no nível de educação de toda população e detectando os fatores que possam atender às novas exigências educativas que a própria vida cotidiana impõe de maneira crescente no meio social.
Neste sentido, um dos instrumentos imprescindíveis para uma formação geral e que possibilite cidadãos críticos, autônomos e atuantes, nesta sociedade em constante mutação, seria a prática de leituras variadas que promovam, de maneira direta ou indireta, uma reflexão sobre o contexto social em que estão inseridas, uma vez que o movimento dialético da leitura deve inserir o leitor na história deste milênio e o constituir como agente produtor de seu próprio futuro.
Nessa perspectiva, prever-se a necessidade da formação de leitores, pois percebe-se que sua participação no contexto social depende de sua visão de mundo, de seus valores, de seus conhecimentos, de sua reflexão e visão crítica, enfim, da leitura como instrumento do conhecimento. Nesse contexto, a Biblioteca/Sala de Leitura deve ser um ambiente acolhedor, quem sabe de futuros pesquisadores ou poetas. Desse modo, buscamos neste espaço preparar cidadãos pesquisadores, críticos e politizados para enfrentarem as demandas do sistema em que vivemos.
OBJETIVO GERAL:
Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia, formando leitores críticos e reflexivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Incentivar todos os professores da Escola para ler e assim poder incentivar seus alunos;
· Dar oportunidade de crescimento a toda comunidade escolar;
· Oferecer condições para que todos possam se desenvolver intelectualmente;
· Formar contadores de histórias;
· Orientar os leitores na escolha dos livros a serem lidos;
· Preparar o ambiente, a fim de que seja acolhedor e organizado para o fácil
acesso aos livros;
· Confeccionar livros de poesias;
· Dramatizações a partir de leituras;
· Formar grupo de Teatro para desenvolver dramatizações;
· Incentivar o nosso aluno para pesquisa e busca do seu próprio conhecimento;
· Induzir os professores para trabalharem com o dicionário em qualquer atividade proposta tanto na classe como nos deveres de casa e fazer dele objeto principal em seus planejamentos;
· Dar oportunidade a nossa comunidade de vir em nossa escola em busca de
pesquisa para melhoria de seus conhecimentos.
METODOLOGIA
O Plano Pedagógico que norteia o trabalho, inserido no contexto da escola, deve conter ações de desenvolvimento e dinamização de espaços educativo-culturais facilitadores do desenvolvimento escolar, como é o caso da biblioteca escolar, desse modo, a metodologia dar-se-á através do contato direto do aluno com os livros, no ambiente propício preparado adequadamente. Os alunos serão atendidos em grupo ou individualmente, atendendo também a alunos de outros turnos. As turmas serão atendidas através de um cronograma de atividades para que se possa atender satisfatoriamente a todas as turmas conforme cronograma.
Para tanto, elencamos algumas ações:
· Levantamento do acervo de livros, revistas, jornais, fitas de vídeo, CDs, DVDs, gravuras, fotografias, pôsteres, cartazes, existentes na biblioteca ou sala de leitura;
· Catalogação dos títulos existentes na biblioteca ou sala de leitura, isto é, fazer uma relação de todos os exemplares disponíveis e dar um número a cada um (número de tombo);
· Exposição das obras de forma organizadas e ao mesmo tempo práticas para o acesso dos alunos, professores e visitantes;
· Seleção dos materiais, juntamente com uma representação de alunos e professores, que podem ser trabalhados em cada série/turma;
· Realização, mensalmente, do dia de integração na biblioteca/sala de leitura onde cada turma deverá passar o horário escolar na mesma, com atividades e leituras extra didáticas;
· Criação de um espaço (quadro, mural ou painel) para que os alunos deixem seus recados ou suas impressões sobre as obras, como indicações de leitura ou até mesmo críticas;
· Exibições de filmes/vídeos escolhidos pelos professores e alunos, com atividades complementares;
· Contação de histórias: o professor contará uma história de forma encantadora.
· Palanquinho: ao término da contação, o aluno subirá no palanquinho para falar sobre a parte do livro de que mais gostou. Ele tornar-se-á o centro das atenções.
· Alô Leitura: o professor dividirá a turma em duplas para que simulem uma ligação telefônica quando deverão contar um ao outro sobre o livro lido;
· A Cadeira do Leitor: o professor terá permanentemente na sala, uma cadeira enfeitada com trono. O aluno senta nela á frente da turma, e comenta o livro lido;
· Feira do Livro: o professor promoverá, na escola, uma exposição dos livros lidos pelas turmas. Convidará alguns alunos leitores para que, durante o evento, possam apresentar os melhores livros.
· Troca Troca de Livros: os alunos trarão de casa livros, gibis, revistas e trocam com os colegas para apreciar e fazer a leitura:
· Teatro de Leitura: precedida à leitura do livro escolhido, o(s) aluno(s) apresentará(ão) o conteúdo da história através de teatro – de vara, fantoches, dobraduras e outros;
· Recontando a História: cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história lida;
· Repórter da Leitura: um aluno escolhido para ser o repórter terá um microfone em mãos, confeccionado pela turma. O repórter entrevistará os alunos fazendo perguntas sobre o livro lido. O roteiro de perguntas pode ser construído e continuamente ampliado de forma coletiva.
· Personagem da História: realizado a leitura do dia, o aluno deverá comentar sobre os personagens que mais se destacaram na história.
· Dramatização do Livro: o professor deverá sugerir 3 (três) livros para a turma escolher apenas um que será lido em voz alta por ele. Em seguida será organizada a dramatização da história;
· Propaganda do Livro: o aluno fará o papel do autor e fará a propaganda do livro, porém, sem contar o final do mesmo;
· Realização de dinâmicas diversas para trabalhar os conteúdos apresentados através da contação de histórias;
· Confecção de cartazes e painéis relacionados com os temas trabalhados;
· Elaboração de um relatório bimestral (entrega para a coordenação da SEMEC), registrando o desempenho de cada turma mediante as atividades desenvolvidas;
· Encontros com a equipe (auditório da SEMEC) seguindo um cronograma.
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
O acompanhamento e a avaliação serão contínuos e dar-se-ão através de:
· Reunião pedagógica (bimestral), na escola;
· Entrevistas individuais e/ou grupais com os educandos;
· Observações;
· Reprogramação das atividades;
· Debates;
· Controle de atividades propostas no projeto;
· Reuniões mensais e/ou quando se fizer necessário;
· Revitalização semestral deste projeto;
· Participação e cooperação de todo Corpo Docente.
CRONOGRAMA:
AÇÕES | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | AGO | SET | OUT | NOV |
Apresentação do Projeto | | x | | | | | | | |
Entrega do Projeto 1º Bimestre | | x | | | | | | | |
Encontros na SEMEC | | X | X | X | X | X | X | X | X |
Atividades internas | | x | X | X | X | X | X | X | X |
Entrega do Relatório Bimestral | | | X | | | X | | | x |
BIBLIOGRAFIA
PEREIRA, Antônio Kluge – Biblioteca na Escola – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2009.
ANTUNES, Walda de Andrade – Lendo e Formando Leitores – São Paulo, Global, 2006.
INSTITUTO AYRTON SENNA – Programa Se Liga – Orientações, 2010
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