terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eixo 1 - Projetos Atividade: 1.5


Caros Colegas!

O mundo passa atualmente por uma revolução tecnológica que está alterando profundamente as formas de trabalho e de interação, sobre este prisma, torna-se oportuna a discussão sobre as formas de lidar com os novos tempos e, portanto, emergir o discurso sobre a qualidade de ensino nas escolas, atentando para a ascensão no nível de educação de toda população e detectando os fatores que possam atender às novas exigências educativas que a própria vida cotidiana impõe de maneira crescente no meio social.
Neste sentido, um dos instrumentos imprescindíveis para uma formação geral e que possibilite cidadãos críticos, autônomos e atuantes, nesta sociedade em constante mutação, seria a prática de leituras variadas que promovam, de maneira direta ou indireta, uma reflexão sobre o contexto social em que estão inseridas, uma vez que o movimento dialético da leitura deve inserir o leitor na história deste milênio e o constituir como agente produtor de seu próprio futuro.
A pedagogia de Projeto constitui um novo desafio para o professor, em que viabiliza no aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias disponíveis no contexto da escola, que na maioria das vezes, não são devidamente explorados.
Para conseguirmos um trabalho produtivo, sistematizado e acima de tudo o mais aproximado possível da realidade a qual está inserido o aluno, se faz necessário  a participação do aluno na elaboração do projeto.
Quanto à contribuição de Paulo Freire e Symour, através da entrevista, os mesmos deixaram um legado valioso para educação. Paulo Freire é o próprio símbolo da educação do oprimido e dos pobres. Sua proposta enfatiza o diálogo, a proximidade interpessoal entre educador e educando. Enquanto Symour é considerado hoje uma autoridade máxima em telecomunicação do mundo. Discípulo de Piaget propõem o uso do computador como ferramenta indispensável para aprendizagem.

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